terça-feira

Estresse no Trabalho


Gente tensa

Sete entre cada dez trabalhadores brasileiros sofrem de estresse no trabalho e, entre eles, três desenvolvem o burnout. O distúrbio foi diagnosticado primeiramente nos anos 80 nos Estados Unidos, em categorias em que se relacionar diretamente com algum público faz parte das atribuições - médicos, professores, bancários, publicitários, funcionários de telemarketing, funcionários de RH, vendedores, jornalistas... Mais tarde, na década de 1990, o problema apareceu em outros ramos de atividades.

Os especialistas explicam que ele se manifesta mais comumente em ambientes marcados por cobranças e tensões. E quem está completamente livre delas na vida profissional?Trabalhar nem sempre é uma grande fonte de prazer, todo mundo sabe.

Mas existem formas de tornar mais fáceis e agradáveis as horas do expediente. A publicitária alemã Judith Mair dedica 256 páginas de seu livro Chega de Oba-Oba! (editora Martins Fontes, R$ 36) para dar dicas de como tirar melhor proveito das horas gastas na empresa para produzir muito e se irritar menos, minimizando o estresse. Ela dá sugestões como esta: depois de bater o cartão, estipule um tempo máximo (cinco minutos, na opinião da autora) para resolver assuntos particulares no MSN, Orkut, e-mails, celular. Assim, não será preciso fazer horas extras para dar conta do serviço. É tudo uma questão de organização e foco.


Nas horas difíceis, respire fundo, saia para tomar uma água e reflita sobre um dos mantras da escritora: ''Trabalho é só trabalho. E ele é finito: ou você é demitido, ou se aposenta. Não dura para sempre''. No fim, dá certo!

Fonte: Site M de Mulher

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